Angela Merkel eleita chanceler alemã pelos deputados para terceiro mandato

Angela Merkel eleita chanceler alemã pelos deputados para terceiro mandato
| Mundo
Porto Canal

Angela Merkel foi hoje eleita chanceler alemã pela terceira vez pelos deputados, anunciou o presidente da câmara baixa do parlamento da Alemanha (Bundestag), Norbert Lammert.

Neste terceiro mandato, Merkel, líder da União Democrata-Cristã (CDU), passará a dirigir um Governo de "grande coligação" com os sociais-democratas do SPD, de Sigmar Gabriel, e com a União Social-Cristã da Baviera (CSU), Horst Seehofer, como prevê o acordo assinado na segunda-feira.

A chanceler obteve 462 votos em 621 votantes -- o Bundestag tem 631 deputados -- tendo a nova maioria 504 assentos.

Segundo a contagem anunciada por Lammert, 150 deputados votaram contra Merkel e nove em branco.

"Aceito o voto e agradeço-vos pela confiança que me foi dada", disse Angela Merkel após o anúncio dos resultados da votação.

A CDU obteve uma clara vitória nas eleições gerais de 22 de setembro, com 41,5%, mas não conseguiu a maioria, e o seu anterior aliado no Governo, o Partido Liberal (FDP), não elegeu nenhum deputado.

A CDU iniciou então negociações para uma grande coligação com o SPD, que obteve naquelas eleições o seu pior resultado eleitoral (25,7%), alcançando um acordo no final de novembro. A CDU e a CSU seguiram o procedimento habitual de o submeter a um minicongresso, mas o SPD consultou os militantes, 75,9% dos quais disseram "sim" ao pacto.

No novo Governo, a CDU ficou com cinco pastas, mais a chancelaria, o SPD com seis e a CSU com três.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.