Câmara de Gavião desativou Plano Municipal de Emergência

| País
Porto Canal com Lusa

Gavião, Portalegre, 20 ago (Lusa) - A Câmara de Gavião (Portalegre) desativou hoje o Plano Municipal de Emergência de proteção civil que vigorou desde sexta-feira por causa do incêndio que lavrava naquela região, disse à agência Lusa fonte do município.

"De acordo com o relatório do comando operacional, nós desativámos o Plano Municipal de Emergência pelas 09:00", disse o presidente do município, José Pio.

"As coisas estão mais calmas, mais controladas apesar de haver alguns reacendimentos, mas são reacendimentos suaves. O incêndio está em fase de resolução", acrescentou.

Este incêndio que lavrava desde quinta-feira em Gavião foi dado como dominado ao final da tarde de sábado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O fogo, que resultou das chamas provenientes de um outro incêndio oriundo de Mação, no distrito de Santarém, já consumiu, com o incêndio que decorreu em julho em Gavião, cerca de "12 a 13 mil hectares" de floresta no concelho, adiantou o autarca.

"Não posso fazer ainda uma estimativa exata, porque não há qualquer informação que se possa dizer que é correta. Mas eu direi que andaremos muito perto dos 12 a 13 mil hectares consumidos pelas chamas, o que equivale a cerca de 50 por cento da área do concelho", disse.

O presidente da Câmara de Gavião acrescentou ainda que relativamente à freguesia de Belver arderam "cerca de 90 por cento" do seu território, tendo "ficado apenas" as povoações.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o combate às chamas mobilizava, às 11:00, 424 operacionais, apoiados por 127 viaturas e dois meios aéreos.

HYT // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.