Fogo na Covilhã exigiu retirada de algumas pessoas de aldeias

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 20 ago (Lusa) -- O incêndio que teve início às 15:18 de sábado em Barrigais, exigiu algumas evacuações preventivas, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Covilhã.

Vítor Pereira, em declarações por telefone à Lusa, pouco depois das 09:00, disse ter sido necessário proceder à retirada de algumas pessoas de aldeias, sobretudo idosos, embora não tenha sido "nada de dramático".

"Há agora alguns sítios mais sensíveis, sobretudo o Casal da Serra, junto ao Tortosendo, e a freguesia de Cortes do Meio", esclareceu o autarca, referindo, porém, que não existem populações em perigo.

De acordo com a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, combatem este incêndio, às 09:30, 376 operacionais, ajudados por 13 meios aéreos e 109 terrestres.

"Neste momento, estão a chegar os meios aéreos para evitar que as chamas atinjam casas. Todos os meios estão a atuar com toda a intensidade", referiu o autarca.

Este fogo no distrito de Castelo Branco já obrigou à ativação dos planos distrital e municipal de emergência e proteção civil.

A estrada nacional (EN) 230 entre Cortes do Meio e Tortosendo, e a estrada municipal (EM) 508 entre Cortes do Meio e a EN 230 estão cortadas.

SSS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.