Dominadas chamas em Oliveira do Hospital

Dominadas chamas em Oliveira do Hospital
| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio florestal que deflagrou na tarde de domingo no concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, entrou em fase de resolução, de acordo com a Proteção Civil.

As chamas tiveram origem pelas 16:30 de domingo, em povoamento florestal, próximo do Santuário da Senhora das Preces, na freguesia de Aldeia das Dez.

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, o incêndio entrou, pelas 11:00 de hoje, em fase de resolução ("sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido").

No local mantém-se, no entanto, cerca de duas centenas de operacionais, apoiados por 60 veículos e quatro meios aéreos, em trabalhos de consolidação e prevenção, no sentido de evitarem reativações e a expansão das chamas para fora da área já atingida.

O incêndio que eclodiu, igualmente em povoamento florestal, pelas 16:30 de sábado em Carvalhosas, perto da praia fluvial em Torres do Mondego e que alastrou aos concelhos de Vila Nova de Poiares, de Miranda do Corvo e da Lousã, continua ativo, de acordo com a ANPC.

Este fogo, que fez com que a Câmara de Miranda do Corvo ativasse o plano de emergência municipal, que se mantém acionado, tem duas frentes ativas, que estão a ser combatidas por cerca de três centenas e meia de operacionais, apoiados por mais de uma centena de meios terrestres e cinco meios aéreos.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.