Quase 1.800 operacionais no combate a seis incêndios de cinco distritos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 ago (Lusa) -- Quase 1.800 operacionais combatiam, hoje, seis grandes incêndios em cinco distritos, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viana do Castelo, dos quais dois estão já em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.

No concelho de Abrantes, distrito de Santarém, o fogo, que deflagrou na quarta-feira, continuava a mobilizar o maior número de meios, contando com 639 operacionais, apoiados por 212 viaturas, no combate a uma frente em povoamento florestal, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No mesmo distrito, no concelho de Ferreira do Zêzere, um incêndio, com duas frentes em povoamento florestal, que deflagrou na noite de sexta-feira, mobilizava 136 operacionais, apoiados por 39 meios terrestres, pelas 05:00.

O incêndio no concelho de Alvaiázere, distrito de Leiria, ativo desde o final da tarde de sexta-feira e com quatro frentes em povoamento florestal, era combatido, pela mesma hora, por 293 operacionais e 95 viaturas.

No concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, o fogo, que deflagrou ao início da tarde de sexta-feira, era combatido por 314 operacionais, apoiados por 92 viaturas, numa frente em povoamento florestal.

O combate às chamas na zona de Portunhos estava a evoluir favoravelmente ao início da madrugada, disse à Lusa o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Outros dois incêndios referenciados pela Proteção Civil como ocorrências importantes foram, entretanto, dado como dominados durante a madrugada.

O incêndio florestal que deflagrou na quinta-feira no concelho da Mealhada e que depois de estar dominado se reacendeu na sexta-feira entrou em fase de resolução (sem "perigo de propagação para além do perímetro já atingido") esta madrugada, mas mantinha, pelas 05:00, um total de 321 operacionais e 82 viaturas no terreno.

Em Monção, distrito de Viana do Castelo, onde o fogo, que deflagrou na tarde de sexta-feira, também entrou em fase de resolução, estavam 65 homens, apoiados por 21 meios terrestres.

DM (JLS/JEF/) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Número de casos de tosse convulsa aumenta em Portugal

Um aumento significativo no número de casos de tosse convulsa tem sido observado em Portugal, com um aumento alarmante de 86% nos casos confirmados, especialmente entre as faixas etárias de crianças entre 10 e 13 anos, assim como em bebés com menos de um ano. Esta tendência preocupante tem levado a Direção-Geral da Saúde (DGS) a apelar à população para aderir à vacinação.

Ordem dos Enfermeiros alerta para urgência de mais profissionais no SNS

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou este sábado para “a necessidade urgente” de contratar mais profissionais para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), com o lançamento de uma plataforma digital em que divulga algumas propostas para valorizar o setor.