Dominado fogo que deflagrou terça-feira e hoje se reacendeu em Tábua

| País
Porto Canal com Lusa

Tábua, Coimbra, 09 ago (Lusa) -- O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase de conclusão, mas se reacendeu hoje, está dominado, disse o presidente da Câmara daquela vila do distrito de Coimbra, Mário Loureiro.

O fogo, que teve início na terça-feira, pelas 14:00, na zona de Várzea Candosa, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, em povoamento florestal, essencialmente eucaliptal, foi dominado pelas 23:45, depois de ter sido combatido por cerca de 460 operacionais, apoiados por mais de uma centena de viaturas e dez meios aéreos.

Embora se tivessem mantido no terreno meios para trabalhos de rescaldo e prevenção, hoje, pelas 14:22, o incêndio reacendeu-se e o combate às chamas foi "muito complexo, devido ao muito vento no local e às muitas projeções", disse à agência Lusa, cerca das 17:30, Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Nessa altura, as chamas estavam a ser combatidas por 424 operacionais, apoiados por 117 viaturas e sete meios aéreos, sendo a maior "preocupação a defesa e proteção dos habitantes de várias pequenas povoações muito dispersas", acrescentou a responsável.

Pelas 19:00, o fogo entrava entrou em fase de resolução, isto é, "sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido", e pelas 21:00 estava "dominado e já quase a entrar em fase de rescaldo", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro.

A diminuição da intensidade do vento, a partir do final da tarde, contribui para "acalmar a situação", tal como aconteceu na terça-feira, dia em que, no entanto, como hoje, foi essencial o trabalho de quem "coordenou as operações e combateu [o incêndio] no terreno", sublinhou o autarca.

De acordo com a página da ANPC na internet, pelas 21:10, o fogo estava em fase de resolução, mobilizando 397 operacionais, apoiados por 113 veículos.

JEF (MYF) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Vozes de burro não chegam ao céu... mas hoje é o dia deles

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".