Trabalhadores dos estaleiros e população voltam hoje à rua no sétimo protesto desde 2011

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 13 dez (Lusa) - População e trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) voltam hoje a sair à rua, pela sétima vez desde junho de 2011, em defesa da viabilização da empresa, em processo de encerramento.

De acordo com o porta-voz da comissão de trabalhadores, estrutura que convocou a manifestação desta tarde, a própria população "está mobilizada" para esta "ação de luta", contra o "crime social" do encerramento dos ENVC.

"Será uma forma de demonstrar ao Governo de Portugal, ao senhor primeiro-ministro, que olhe para os estaleiros com outros olhos e que pare este processo da subconcessão. Ainda estão a tempo", afirmou António Costa.

A comissão de trabalhadores tem vindo a apelar à participação, além de atuais e antigos funcionários, também dos familiares, população, comerciantes e empresários, admitindo que esta manifestação poderá ser a "mais participada" das sete agendadas desde junho de 2011, algumas das quais chegaram a envolver mais de um milhar de pessoas em desfile pelas ruas da cidade de Viana do Castelo.

Os trabalhadores da Câmara e dos Serviços Municipalizados e de Saneamento Básico de Viana do Castelo vão ter tolerância de ponto, a partir das 14:30, para poderem participar nesta manifestação, conforme proposta da maioria socialista que lidera a autarquia.

O grupo Martifer anunciou que vai assumir em janeiro a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, até 2031, conforme concurso público internacional que venceu.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis, que vai custar 30,1 milhões de euros.

A manifestação de hoje está agendada para as ruas da cidade de Viana do Castelo, com saída da empresa a partir das 16:00, antecedida de um plenário de trabalhadores, para contestar o encerramento dos ENVC, terminando na Praça da República com a realização de várias intervenções públicas.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.

Prepare o guarda-chuva. Mau tempo regressa em força ao Norte este domingo

O norte e o centro de Portugal continental vão ser atingidos entre domingo e segunda-feira por uma superfície frontal fria, que trará vento, chuva e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).