Meio milhar de operacionais no combate às chamas em Penacova

| País
Porto Canal com Lusa

Penacova, Coimbra, 26 jul (Lusa) -- O incêndio que deflagrou na quarta-feira em São Mamede, na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, continua com "alguma intensidade", sem ameaçar povoações, e a mobilizar, pelas 01:50 de hoje, cerca de 500 operacionais.

As chamas tiveram origem num outro incêndio, que começou pelas 13:00 de quarta-feira, na zona de Paradela, igualmente na freguesia de Lorvão e concelho de Penacova (distrito de Coimbra), e quando este já estava prestes a entrar em fase de rescaldo -- acabou por ser dominado pelas 23:30 de quarta-feira.

O segundo destes dois incêndios no concelho de Penacova surgiu, pelas 18:20, junto à Estrada Nacional (EN) 110, entre Foz do Caneiro e São Mamede, progredindo para sul em direção a Coimbra, Penacova e para a Serra do Carvalho, no concelho de Vila Nova de Poiares.

A EN 110, que liga Coimbra a Penacova, está cortada ao trânsito na zona de Foz do Caneiro.

"As coisas agora estão um pouco mais serenas, mas neste tipo de situações temos que estar sempre a postos, pois de um instante para o outro, tudo pode mudar", disse o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, à agência Lusa.

De acordo com a página Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na internet, pelas 01:50, as chamas, que progrediam em povoamento florestal, sobretudo de pinheiro e eucalipto, estavam a ser combatidas por 498 operacionais, apoiados por 150 viaturas.

O fogo na zona de Paradela mantinha-se, àquela hora, de acordo com a ANPC, "em conclusão" (extinto, com pequenos focos de combustão dentro do perímetro), mobilizando ainda 64 operacionais e 18 veículos.

Enquanto esta "situação de incêndios" se mantiver, os centros de saúde de Penacova e de Vila Nova de Poiares (também no distrito de Coimbra) estarão em funcionamento "durante 24 horas por dia", disse à Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso.

A medida, adotada hoje, manter-se-á "em vigor até que as circunstâncias exijam", sublinhou o responsável.

JEF (AMV) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Dois portugueses morreram em acidentes de trabalho em Espanha esta semana 

Dois portugueses morreram esta semana em acidentes de trabalho em Espanha, nas regiões de Aragão e Castela e Leão, disseram a polícia e sindicatos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.