Mais de dois mil operacionais combatem fogos em Castelo Branco, Portalegre e Coimbra

Mais de dois mil operacionais combatem fogos em Castelo Branco, Portalegre e Coimbra
| País
Porto Canal com Lusa

Quase dois mil operacionais combatiam às 06:30 incêndios no distrito de Castelo Branco, Portalegre e Coimbra, sendo que o fogo da Sertã é o que mobilizava mais meios, 1.158, segundo a Proteção Civil.

De acordo com informação disponível na página da Internet da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o incêndio que mais preocupa é o que lavra na Sertã, que começou no domingo e se estendeu aos concelhos de Proença-a-Nova e Mação, no distrito de Santarém (que chegou a ameaçar a sede do concelho e casas e que já está desde a madrugada de hoje em fase de rescaldo).

Este incêndio na localidade de Mosteiro de São Tiago, freguesia de Várzea dos Cavaleiros, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, tinha, às 06:30 três frentes ativas e estava a ser combatido por 1.158 operacionais, com o apoio de 363 veículos.

Também no distrito de Castelo Branco, está por controlar um incêndio em Malhadal, no concelho de Proença-a-Nova, que deflagrou na quarta-feira às 20:28 e que mobiliza 177 operacionais, com o auxílio de 56 veículos.

Por dominar está também o fogo que deflagrou na quarta-feira em São Mamede, na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova, que tem cinco frentes ativas e mobiliza 506 operacionais, com o auxílio de 162 veículos.

No distrito de Portalegre, continua por dominar o incêndio em Albarrol, freguesia de Arez e Amieira do Tejo, no concelho de Nisa, que tem duas frentes ativas e mobiliza 209 operacionais, com o auxílio de 63 meios terrestres.

Também em Nisa, está por controlar o incêndio com duas frentes ativas, na localidade de Portas de Rodão, na freguesia de Santana, que está a ser combatido por 122 operacionais, com o apoio de 37 veículos.

Ainda no distrito de Portalegre, lavra ainda com intensidade o fogo que deflagrou em Ribeira de Eiras, freguesia de Belver, no concelho de Gavião e que mobilizava às 06:30 243 operacionais, com o auxílio de 61 veículos.

A ANPC dava ainda conta de um incêndio na localidade de Abrunhosa do Mato, freguesia de Cunha Baixa, concelho de Mangualde, distrito de Viseu, que está a ser combatido por 132 operacionais, com o apoio de 38 veículos.

ÀS 06:30, a ANPC dava conta de 49 incêndios, 23 dos quais em curso, quatro em resolução e 22 em fase de conclusão.

+ notícias: País

Dois portugueses morreram em acidentes de trabalho em Espanha esta semana 

Dois portugueses morreram esta semana em acidentes de trabalho em Espanha, nas regiões de Aragão e Castela e Leão, disseram a polícia e sindicatos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.