Bloco e PS concordam contra o Governo mas discordam na alternativa - João Semedo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 jun (Lusa) - O coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo afirmou hoje que bloquistas e PS apresentam "ampla concordância" sobre a necessidade de demitir rapidamente o Governo, mas têm divergências sobre a "substância" da alternativa de esquerda.

João Semedo retirou esta conclusão no final de uma reunião com a direção do PS, cuja delegação foi liderada pelo secretário-geral, António José Seguro.

"A reunião com o PS teve momentos de convergência e momentos de discordância. PS e Bloco de Esquerda estão conscientes da urgência de travar a política de austeridade e isso só é possível - e também aí houve uma ampla concordância - demitindo o Governo tão depressa quanto possível e realizando eleições antecipadas que abram uma perspetiva e uma alternativa para Portugal sair da crise", declarou o coordenador do Bloco de Esquerda.

João Semedo referiu depois que, entre Bloco de Esquerda e PS, "há diferenças na forma como encaram a situação e a alternativa de esquerda".

"Há diferenças no que diz respeito à substância política dessa alternativa - pontos como a austeridade, memorando da 'troika' e relação com os credores", salientou o candidato dos bloquistas à presidência da Câmara de Lisboa.

João Semedo disse ainda que há diferenças com o PS no que respeita "aos parceiros e apoios para uma alternativa de Governo".

"Do nosso ponto de vista um Governo de esquerda faz-se com a esquerda e faz-se sem continuidade e sem contacto com as políticas que o Governo de direita tem prosseguido no domínio da austeridade e submissão ao memorando. Um Governo de esquerda é um Governo com gente de esquerda, com partidos de esquerda para fazer uma política de esquerda", acentuou o dirigente bloquista.

Ainda em relação ao teor da reunião com a direção dos socialistas, além de momentos de concordância e de discordância, João Semedo registou que houve da parte do PS "também palavras mais claras e palavras menos claras".

Questionado se o Bloco de Esquerda aceita entrar numa alternativa de esquerda sem a presença do PCP, João Semedo deu a seguinte resposta: "Estamos disponíveis para participar num Governo de esquerda que tenha uma política de esquerda".

"A composição desse Governo é secundária. Discuta-se primeiro a sua política e veja-se depois quem está disponível para integrar esse Governo. Nós estamos inteiramente disponíveis se for um Governo de esquerda", advogou.

Na reunião com o Bloco de Esquerda, além de Seguro, o PS esteve representado pelos dirigentes Miguel Laranjeiro, Álvaro Beleza, António Braga e Maria Antunes.

A direção do Bloco de Esquerda fez-se representar pelos seus coordenadores, João Semedo e Catarina Martins, e pelos dirigentes José Gusmão e Joana Mortágua.

PMF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.