Fogo em Oleiros obrigou à evacuação de alguns lugares por precaução

| Norte
Porto Canal com Lusa

Oleiros, Castelo Branco, 18 jul (Lusa) - O presidente da Câmara de Oleiros disse esta noite que, por precaução, foram evacuados alguns lugares devido ao incêndio que continua com uma "grande frente" ativa a norte da freguesia de Mosteiro, mas não há habitações em perigo.

"O incêndio continua com uma grande frente a lavrar a norte de Mosteiro. Não há habitações em perigo, só tem ardido zona de pinhal", afirmou Fernando Marques Jorge à agência Lusa.

O autarca deste município do distrito de Castelo Branco, explicou que, por precaução, procedeu-se à evacuação de alguns lugares como Roqueirinho e Mosteiro, de onde foram retiradas cerca de duas dezenas de pessoas para a residencial de estudantes de Oleiros.

Adiantou, contudo, que cerca das 00:00 estavam "apenas três pessoas na residencial, sendo que os restantes foram para casas de familiares".

Fernando Marques Jorge disse, também, que na residencial de estudantes de Oleiros se encontra uma assistente social a dar apoio às pessoas.

O incêndio deflagrou na tarde de segunda-feira, às 15:51, na freguesia de Mosteiro, junto à localidade de Cavalinho, e obrigou ao corte da EN 238, entre Oleiros e Sertã.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), às 00:00, encontravam-se 305 bombeiros, apoiados por 101 viaturas, a combater as chamas.

CAYC // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Cidade de Guimarães eleita Capital Verde Europeia 2026

Guimarães foi eleita Capital Verde Europeia 2026, a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa (2020), “reconhecendo o compromisso contínuo” deste município do distrito de Braga com a sustentabilidade ambiental.

Siderúrgica Megasa na Maia suspende atividade devido a aumento de preço da energia

A Megasa-Siderurgia Nacional voltou esta terça-feira a parar a produção nas fábricas do Seixal e da Maia, devido à “duplicação do preço de mercado da energia”, antecipando que a situação se repita na quarta-feira e quinta-feira, segundo um comunicado.

Plenário e greve condicionam novamente rede Unir sobretudo em Gaia e Espinho

Um plenário de trabalhadores da Auto-Viação Feirense, na quinta-feira, e uma greve, na próxima segunda-feira, vão condicionar novamente o serviço da rede Unir, sobretudo em Gaia e Espinho, após a paralisação de há um mês.