Composição "À Toa", de Miguel Bastos, vence Concurso Internacional da Póvoa de Varzim

| Norte
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 17 jul (Lusa) -- A composição "À Toa", de Miguel Bastos, venceu o 10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, no âmbito da 39.ª edição do Festival Internacional de Música, foi hoje anunciado.

O júri foi constituído pelos compositores Daniel Moreira, Fernando Lapa, Jonathan Ayerst e José Luís Borges Coelho, que presidiu, e ainda pelo maestro e clarinetista António Saiote, em representação dos intérpretes.

O segundo lugar foi para a composição "Voces Hominum", do compositor Gerson Batista.

As peças foram interpretadas pelo octeto vocal Ensemble Clepsidra e por um quarteto instrumental, formado por Afonso Fesch (violino), João Paiva (clarinete), Filipe Quaresma (violoncelo) e Miguel Borges Coelho (piano), cabendo a direção musical a António Saiote.

Segundo informação da organização, a peça de Gerson Batista mereceu a preferência do público, tendo arrecadado 64 votos contra 34 para "À Toa", com dois votos em branco.

O primeiro prémio tem o valor pecuniário de 2.500 euros, e, o segundo, de mil euros, sendo também editadas as duas partituras, durante o Festival do próximo ano.

A 11.ª edição do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim realiza-se no próximo ano, tendo sido já publicado, no sítio da câmara, na Internet o respetivo regulamento - http://www.cm-pvarzim.pt/areas-de-atividade/povoa-cultural/escola-de-musica/actividades/festival-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim/festival-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim-2017/regulamento-11o-concurso-internacional-de-musica-da-povoa-de-varzim.

O júri será constituído pelos compositores António Pinho Vargas, que presidirá, Carlos Caires e Sérgio Azevedo.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).