Documentário de Marta Mateus vence grande prémio do 25.º Curtas de Vila do Conde

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jul (Lusa) - O documentário "Farpões Baldios", da portuguesa Marta Mateus, ganhou hoje o grande prémio do 25.º Curtas Vila do Conde, no valor de 2.000 euros.

A edição deste ano do festival de curtas distinguiu o documentário "Farpões Baldios" que, segundo o júri do concurso, é "um filme que revivifica uma linhagem de obras onde a infância desbloqueia os sofrimentos, os erros e a virtualidades do passado".

O Prémio Animação foi atribuído ao filme "My burden", da sueca Niki Lindroth Von Bahr, o Prémio Documentário foi entregue ao filme "O Peixe", do brasileiro Jonathas de Andrade, e o filme "Les Îles", do francês Yann Gonzalez, conquistou o Prémio Ficção.

O Prémio do Público, no valor de 1.000 euros e patrocinado pela Niepoort, foi atribuído ao filme Retouch, do iraniano Kaveh Mazaheri.

Na competição nacional, o júri do Curtas de Vila do Conde distinguiu este ano o filme de João Pedro Rodrigues "Où en êtes- vous", um prémio no valor global de 2.500 euros patrocinado pelo BPI e pela Pixel Bunker.

O júri afirmou que, para ser considerado o melhor filme, tem de ser "capaz de fazer explodir tudo e o mais depressa possível" e que esta película de João Pedro Rodrigues "debate-se brilhantemente com o autorretrato da humanidade por ela própria, empreendimento geral que é o cinema, ao mesmo tempo que desloca os princípios da autobiografia".

O festival internacional de Curtas de Vila do Conde termina hoje a 25.ª edição, em que se assumiu como um "barómetro da produção portuguesa", incluindo uma competição nacional com 16 dos mais recentes trabalhos de vários realizadores premiados.

João Salaviza, Laura Gonçalves e Xá, Diogo Vale, Carlos Conceição, Salomé Lamas, Vítor Hugo, Marta Mateus, Francisco Carvalho, Luís Costa, Gabriel Abrantes, João Pedro Rodrigues, Jenna Hasse, Marta Monteiro, Paulo Patrício, Gonçalo Almeida e Mónica Lima foram os realizadores da competição nacional.

A competição internacional contou com Jia Zhangke, Ben Rivers, Yann Gonzalez, Hu Wei, Laura Poitras, a dupla Caroline Poggi e Jonathan Vinel, Laura Ferrés, Jonathas de Andrade e Toru Takano.

O festival fez uma retrospetiva integral do cineasta francês F.J. Ossang, que dirigiu em Portugal o seu mais recente filme, "9 Doigts", em coprodução com O Som e a Fúria, anunciado esta semana para o Festival de Locarno.

ND (TDI) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.