Oito feridos, dois deles colhidos por touros, nas festas de San Fermin

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pamplona, Espanha, 13 jul (Lusa) -- Duas pessoas foram hoje colhidas e seis outras ficaram igualmente feridas na sétima largada de touros no festival de San Fermin, em Pamplona, segundo fontes médicas.

Todos os oito feridos - sete homens e uma mulher -- foram tratados no Hospital de Navarra, Espanha, afirmou o médico Jon Arizeta, acrescentando que as colhidas afetaram a zona das pernas. Os restantes feridos apresentavam ferimentos na cabeça e nenhum apresentava qualquer risco.

A largada de hoje foi considerada rápida e teve como 'cabeça de cartaz' um touro de nome "Fundador".

Os animais estenderam a duração oficial da corrida para dois minutos e 40 segundos, permanecendo na praça de touros antes de entrarem nos curros. A maior parte dos feridos é colhida pelos touros ou abalroada pelos animais que percorrem as ruas até chegar à arena.

De acordo com a Associated Press, as ruas estão hoje com menos pessoas do que nos dias anteriores. Os festejos começaram no dia 06 de julho.

Pamplona, uma cidade com cerca de 200.000 habitantes, aumenta cinco vezes a sua população por altura do festival de San Fermin, uma das festas de Espanha mais célebres a nível mundial.

As festas de San Fermin têm séculos, mas a sua fama mundial é mais recente, da primeira metade do século XX.

O escritor norte-americano Ernest Hemingway foi um dos que mais contribuíram para propagar essa fama, com seu livro "O Sol Nasce Sempre (Fiesta)", cuja maior parte da narrativa decorre em Pamplona durante os festejos de San Fermin.

Doze pessoas foram colhidas nos festejos do ano passado. No total, 15 pessoas morreram nas corridas de San Fermin desde que há registos (1924).

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.