Sismo atinge Coreia do Norte mas especialistas afastam teste nuclear

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 13 jul (Lusa) -- Um sismo de magnitude 5,9 atingiu hoje a Coreia do Norte, mas especialistas disseram não ter sido causado por um teste nuclear.

Analistas, citados pela agência noticiosa Associated Press (AP), afirmaram que a Coreia do Norte tem de realizar outro teste nuclear para conseguir aperfeiçoar um míssil nuclear capaz de atingir os Estados Unidos.

A 04 de julho, Pyongyang testou o lançamento de um míssil balístico intercontinental. Os cinco testes nucleares anteriores da Coreia do Norte causaram sinais de sismos artificiais.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo localizou-se a 187 quilómetros da cidade de Chongjin e a 559 quilómetros de profundidade sob o mar.

Cho Ik-hyun, da agência meteorológica sul-coreana, disse que a profundidade indica que o evento foi natural.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.