Checa Karolina Pliskova é a nova número um do ténis mundial

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 11 jul (Lusa) -- A checa Karolina Pliskova é a nova número um do ténis mundial, uma posição que vai ocupar na segunda-feira, dia em que se irá tornar na 23.ª jogadora a liderar o 'ranking' WTA e a primeira do seu país.

Apesar de ter sido eliminada na segunda ronda de Wimbledon pela eslovaca Magdalena Rybarikova, Pliskova beneficiou hoje da derrota da romena Simona Halep, número dois mundial, frente à britânica Johanna Konta, nos quartos de final do 'Grand Slam' londrino, para ascender à liderança da hierarquia.

Quando as tabelas forem atualizadas na segunda-feira, a tenista de 25 anos tornar-se-á na primeira checa a alcançar o número um mundial desde que existe o 'ranking' WTA (1975) e a 23.ª jogadora a liderar a hierarquia feminina.

Nas últimas 52 semanas -- o período de tempo que contribui para o cálculo do 'ranking' -, Pliskova ganhou quatro títulos (Eastbourne, Brisbane e Doha, em 2017, e Cincinnati, em 2016), esteve na final do Open dos Estados Unidos (2016) e nas meias-finais de Roland Garros (2017), e disparou mais ases do que qualquer outra jogadora do circuito.

A ascensão da checa ao primeiro lugar da hierarquia mundial acaba com o reinado da alemã Angelique Kerber, que passou 34 semanas não consecutivas no primeiro lugar.

Antes de Wimbledon, Pliskova ocupava a terceira posição do 'ranking'.

AMG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.