Polícia e manifestantes enfrentam-se na praça da Independência em Kiev

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 11 dez (Lusa) - A polícia antimotim e os milhares de manifestantes concentrados na Praça da Independência enfrentaram-se esta madrugada depois da polícia ter rompido as barricadas instaladas em várias extremidades do local da capital ucraniana, escreve a agência Efe.

Os manifestantes, segundo a agência Liga.net, conseguiram repelir a polícia num dos acessos da praça em Kiev que há três semanas é a base da contestação popular, nascida da recusa do Presidente, Viktor Ianoukovich, em assinar, no final de novembro, um acordo de associação com a União Europeia.

Segundo o Ministério do Interior, citado pela Efe, pelo menos dez soldados ficaram feridos nos confrontos com os manifestantes, que ainda permaneciam esta madrugada na praça.

No final da noite de terça-feira, milhares de polícias cercaram a praça e entraram no recinto, usando os seus vastos meios para afastar os manifestantes, informou a agência noticiosa francesa AFP, acrescentando não haver sinais de violência na operação.

Posteriormente, cerca de 10.000 pessoas concentraram-se na praça, desafiando a ordem para dispersar e respondendo ao apelo da oposição, que instou à mobilização de "milhões" de manifestantes.

FV // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.