Enfermeira-chefe assegura apoio a grávidas de risco internadas no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho

| Norte
Porto Canal

As grávidas de risco que estão internadas no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho estão, esta segunda-feira, a ser acompanhadas apenas pela enfermeira-chefe, avança a agência Lusa.

Devido ao protesto dos enfermeiros especialistas, que se está a realizar esta segunda-feira, é a “enfermeira-chefe, que habitualmente não tem utentes atribuídas”, que está a assumir as grávidas de alto risco, uma vez que no primeiro turno do dia a enfermeira destacada para aquele serviço recusou prestar aquele tipo de cuidados, apesar de ter a especialidade.

Uma enfermeira também do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho afirmou à porta do hospital que “de toda a equipa de 41 enfermeiras, 23 estão na condição de ter especialidade [em saúde materna] mas de ter um contrato com o hospital como enfermeiros de cuidados gerais”, avança a Lusa.

“Sou enfermeira, tenho orgulho em ser enfermeira, adoro ser parteira. Estamos há 10 anos, e eu há cinco, a exercer a nossa especialidade porque queremos, mas também porque fomos incentivadas a isso. Já chega! Estamos aqui para defender a nossa classe, a nossa carreira, e a lutar pelo que acreditamos, que é absolutamente justo e legítimo”, afirma ainda a responsável que prestou declarações aos jornalistas.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.