Enfermeiros apoiam desde as 08:00 colegas em protesto no hospital Amadora-Sintra

| País
Porto Canal com Lusa

Amadora, 03 jul (Lusa) - Vários enfermeiros do movimento EESMO estão desde as 08:00 de hoje junto ao hospital Amadora Sintra para apoiar os colegas que a partir de hoje recusam prestar cuidados diferenciados.

Em declarações à agência Lusa, Luis Mós do movimento Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia (EESMO), explicou que os enfermeiros especialistas deixam a partir de hoje de prestar cuidados diferenciados em protesto contra o não pagamento desta especialização.

Vamos pôr em prática o contrato que temos com o ministério. Ou seja cumprir as funções de enfermeiro generalista, disse.

"Há dez anos que estamos a ser usados a nível hospitalar como enfermeiros especializados, mas o contrato que assinámos é de enfermeiro generalista. Portanto não nos podem impor nem alterar o contrato unilateralmente.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, que apoia os profissionais neste protesto, existem cerca de 2.000 enfermeiros que, apesar de serem especialistas, recebem como se prestassem serviços de enfermagem comum.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Homicídios por violência doméstica e pedidos de ajuda aumentam na época do Natal

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) alerta que as situações de homicídio e pedidos de ajuda por violência doméstica aumentam no Natal e passagem de ano, por causa da pressão das festas natalícias.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.