Chefe da Igreja de Inglaterra diz que instituição ajudou a esconder abusos sexuais

Chefe da Igreja de Inglaterra diz que instituição ajudou a esconder abusos sexuais
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O chefe da Igreja de Inglaterra afirmou hoje que a instituição "conspirou" e ajudou a esconder abusos prolongados de crianças do sexo masculino por parte de um antigo bispo.

Justin Welby, o arcebispo de Canterbury, fez a declaração no dia em que a publicou um trabalho de investigação sobre a forma como a igreja geriu o caso do bispo Peter Ball, condenado e preso em 2015, depois de se reconhecer culpado de ofensas sexuais, incluindo dois casos de assalto indecente.

Welby considerou que o relatório é de "leitura angustiante" e que a igreja não ajudou aqueles que tiveram coragem de avançar e denunciar o caso, noticiou a agência Associated Press.

O relatório conclui que a conduta de Ball "provocou prejuízos sérios e permanentes nas vidas de muitos homens" e que "a igreja e as suas instâncias superiores o apoiaram de forma insensata durante muitos anos", ainda segundo a AP.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.