Gana "estreia-se" no caminho de Portugal

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 06 dez (Lusa) - O Gana vai "estrear-se" como adversário de Portugal na sua terceira participação consecutiva na fase final de um Mundial de futebol, neste caso à terceira jornada do Grupo G da prova a disputar no Brasil, em 2014.

A seleção ganesa, 24.ª classificada no "ranking" FIFA, defronta o conjunto das "quinas" às 17:00 (13:00 no Brasil) do dia 26 de junho, em Brasília, num confronto sem qualquer histórico, pois nunca se encontraram em torneios oficiais ou jogos particulares.

A seleção comandada por James Kwesi Appiah conta com "estrelas" como Sulley Muntari (médio do AC Milan/Ita), Kevin Prince Boateng (médio do Schalke 04/Ale), Michael Essien (médio do Chelsea/Ing) e Andre Ayew (atacante, Marselha/Fra).

Quatro vezes campeã africana (1963, 1965, 1978 e 1982), a seleção ganesa, também medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1992, caiu nos quartos de final do último Mundial, na África do Sul, diante do Uruguai, no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 no final dos 120 regulamentares.

Mas, para a história, fica uma grande penalidade desperdiçada nos últimos momentos do jogo, que teria permitido ao combinado ganês ter chegado às meias-finais da prova, igualando, ainda assim, o recorde dos Camarões (1990) como seleção africana a atingir os "quartos".

O Gana chegou ao Brasil 2014 após a disputa de um "play-off" de acesso frente ao Egito (6-1 e 1-2 nas duas mãos), para o qual se apurou vitória no Grupo D de qualificação da zona africana.

A equipa-tipo ganesa é constituída por Dauda (guarda-redes), Inkoom, Akaminko, Boye, Opare, Essien, Andre Ayew, Muntari, Asamoah, Gyan (capitão) e Kevin Prince Boateng.

AAB // NFO

Lusa/Fim.

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.