Buscas por jovens desaparecidos na praia de Espinho retomadas hoje à tarde

Buscas por jovens desaparecidos na praia de Espinho retomadas hoje à tarde
| Norte
Porto Canal com Lusa

As buscas pelos jovens desaparecidos no domingo em Espinho vão ser retomadas hoje à tarde, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

A Capitania do Douro revelou quinta-feira que se mantiveram sem sucesso as buscas pelos jovens, apesar de as praias terem contado com mais operacionais nos areais e na linha de água.

Esse reforço de meios deveu-se ao arranque da época balnear, pelo que à equipa de cerca de 50 operacionais de várias entidades já envolvidos nas operações se juntaram os nadadores salvadores das praias vigiadas em toda a extensão costeira entre Caminha e Figueira da Foz.

"Não tivemos resultados", declarou à Lusa o comandante Rodrigues Campos, que tem coordenado os procedimentos.

As operações devem agora registar uma gradual redução de meios, embora continuando a contar com patrulhas por bombeiros e polícia marítima, além dos outros vigilantes das praias, já ao serviço.

Os dois jovens que, domingo, se afogaram na praia da costa verde, em Espinho, tinham 18 e 19 anos e eram residentes em Canedo, no concelho de Santa Maria da Feira.

Foram vistos pela última vez no mar, quando tentavam resgatar a bola com que pouco antes jogavam no areal.

Desde essa altura, as operações com vista à recuperação dos seus corpos envolveram diariamente um dispositivo com operacionais de diversas entidades, como as Capitanias do Douro e de Aveiro, a Marinha, a Força Aérea, a Estação de Salva Vidas do Douro, a Polícia Marítima, o Instituo de Socorros a Náufragos e várias corporações de bombeiros.

Em termos materiais, a equipa recorreu a um helicóptero, um navio patrulha, várias carrinhas e várias motos 4x4.

O gabinete de Psicologia da Polícia Marítima também prestou apoio a 15 familiares e amigos das vítimas, em parceria com os psicólogos das câmaras municipais de Espinho e de Santa Maria da Feira.

+ notícias: Norte

“Aconteceu aqui um milagre”. As imagens da explosão que destruiu 11 casas em Vila Verde

Uma explosão de gás que deflagrou, na madrugada desta segunda-feira, causou grandes danos materiais numa habitação na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e afetou outras 11 residências contíguas, confirmou o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Luís Morais, que confessa ter ocorrido “um milagre” por não terem sido registados feridos.

Empresas e universidades do Norte de olhos postos no céu para apostar na economia espacial

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar num plano para promover a economia espacial na região, tendo já efetuado uma reunião nesse sentido. "A CCDR-Norte e a Agência Espacial Portuguesa estão a trabalhar na criação de um plano de ação para a promoção da economia espacial no Norte, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o uso das tecnologias espaciais na região", pode ler-se num comunicado esta segunda-feira enviado às redações pela entidade regional.

Caminhava no passeio e morreu atropelada por camião em Matosinhos

Uma mulher com cerca de 70 anos morreu esta segunda-feira após ter sido atropelada por um veículo pesado em Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos.