Vistoria ao prédio de Leça do Balio só depois de retirado o entulho

Vistoria ao prédio de Leça do Balio só depois de retirado o entulho
| Norte
Porto Canal com Lusa

A vistoria técnica ao prédio de Leça do Balio, em Matosinhos, onde deflagrou um incêndio a 05 de junho, só será feita depois da retirada do entulho, trabalho quase concluído, disse hoje à Lusa fonte da Câmara de Matosinhos.

Neste momento, estão equipas no local a retirar o entulho, depois de já ter sido feito o escoramento do prédio, e só depois disso é que será realizada a vistoria técnica que irá determinar se existem ou não medidas de segurança para os mais de 100 moradores regressarem a casa, referiu a fonte.

A fonte explicou que será feito um raio-X aos pilares do prédio, responsáveis pela estabilidade global da estrutura, trabalho que se prevê "demorado".

Enquanto a situação não se resolve, os moradores desalojados continuarão a viver em casa de familiares e amigos, que os acolheram na altura, mas nos casos em que não seja possível lá continuar a câmara irá realoja-los, salientou.

Na altura do incidente, nenhum morador precisou de ser realojado pelo município, exceto uma idosa em cadeira de rodas devido à sua mobilidade reduzida.

A 05 de junho, um incêndio deflagrou na cave de uma loja/armazém de Leça do Balio com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados e alastrou-se ao rés-do-chão, tendo mobilizado mais de 130 bombeiros e 40 viaturas.

+ notícias: Norte

Associação questiona Governo sobre linha de alta velocidade por Trás-os-Montes

A Associação Vale d’Ouro pediu esclarecimentos ao Governo sobre a linha ferroviária de alta velocidade de Trás-os-Montes, depois da União Europeia ter classificado este projeto como sendo de “interesse comum” para Portugal e Espanha.

58 praias do Norte classificadas com "Qualidade de Ouro" pela Quercus

A associação ambientalista Quercus classificou este ano 356 praias com “Qualidade de Ouro”, menos 38 do que na época balnear de 2023, com as regiões Tejo/Oeste e Norte a registar a maior subida, com 74 e 71, respetivamente.

AV Feirense investe 4.5 milhões de euros em central em Gaia para guardar autocarros da Unir

A Auto Viação Feirense, que opera a rede Unir em Vila Nova de Gaia, vai investir 4,5 milhões de euros numa central de camionagem para 80 autocarros e posto de carregamento, disse à Lusa fonte da empresa.