Vistoria ao prédio de Leça do Balio começa segunda-feira

Vistoria ao prédio de Leça do Balio começa segunda-feira
| Norte
Porto Canal com Lusa

A vistoria técnica ao edifício de Leça do Balio, em Matosinhos, onde deflagrou um incêndio a 05 de junho, começa na segunda-feira com recurso ao inovador equipamento 'laser scanning´, disse hoje à Lusa fonte da câmara.

O 'laser scanning´ é uma técnica de medição “muito rápida, precisa, fiável e não evasiva” feita através de procedimentos rigorosos de medição e tratamento de dados, explicou a mesma fonte.

“A precisão que é possível obter com esta tecnologia garante uma caracterização geométrica de elevado rigor e detalhe, cuja riqueza de informação serve de base à verificação e análise da deformação estrutural inerentes ao objeto em estudo, garantindo uma sólida e fiável base de trabalho para tomada de decisões ao nível de eventuais intervenções corretivas que sejam necessárias levar a cabo”, referiu.

A fonte acrescentou ainda que esta técnica permite a caracterização tridimensional de uma qualquer estrutura através da aquisição de informação geométrica (materializada por uma nuvem de pontos) e informação radiométrica (materializada por fotografias digitais adquiridas através da tecnologia HDR - High Dynamic Range).

A vistoria será realizada, em conjunto, pela Câmara Municipal de Matosinhos e o Instituto da Construção.

Só após esta primeira avaliação será possível determinar se existem condições de segurança para o regresso a casa dos moradores da parte do edifício menos afetada pelas elevadas temperaturas geradas pelo incêndio, salientou a fonte.

“Esta vistoria determinará ainda se haverá necessidade de o condomínio do edifício executar alguma intervenção estrutural prévia ao regresso dos moradores às suas casas”, sustentou.

Neste momento, e após o escoramento das áreas do prédio que ofereciam menos garantias de segurança, continua a ser retirado lixo do interior do espaço.

A 05 de junho, um incêndio deflagrou na cave de uma loja/armazém de Leça do Balio com uma área de cerca de quatro mil metros quadrados e alastrou-se ao rés-do-chão, tendo mobilizado mais de 130 bombeiros e 40 viaturas.

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.