Príncipe William "extremamente triste" à saída de filme sobre Madiba

| Mundo
Porto Canal / Agências

Londres, 06 dez (Lusa) - O príncipe William de Inglaterra considerou hoje "extremamente triste e trágica" a notícia da morte de Nelson Mandela, que recebeu quando assistia à estreia de um filme sobre a vida do ex-presidente sul-africano em Londres.

Zindzi Mandela, uma das filhas do líder sul-africano, também assistiu à estreia de "Mandela: Longo Caminho para a Liberdade" e ao entrar para a sala de cinema insistira que o pai estava "bem, mas frágil" e que esperava vê-lo.

William soube da morte de Mandela durante a exibição e fez uma curta declaração após cumprir dois minutos de silêncio no final do filme.

"Acabámos de ser recordados de quão extraordinário e inspirador era Nelson Mandela e os meus pensamentos e orações estão com ele e com a sua família, disse o príncipe, ao lado da mulher, Catherine.

Segundo a AFP, esta será a primeira vez que um membro da família real dá uma resposta não redigida a uma grande concentração de jornalistas.

O Daily Expresso relata que os espetadores que assistiram à estreia do filme saíram do cinema em silêncio e "em choque".

O filme, que tem o ator Idris Elba como Mandela, estreia este mês em Portugal.

A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada pelo Presidente da República da África do Sul, Jacob Zuma, numa comunicação televisiva.

Líder da luta contra o "apartheid", Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999.

FPA // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.