José Mourinho chega aos 25 troféus, em atípica época de estreia no United

José Mourinho chega aos 25 troféus, em atípica época de estreia no United
| Desporto
Porto Canal com Lusa

O português José Mourinho somou hoje o 25.º troféu da carreira como treinador principal, o quarto europeu e o terceiro numa atípica primeira temporada como responsável máximo pelo histórico Manchester United.

Depois de arrancar a época com um triunfo na Supertaça inglesa (2-1 ao campeão Leicester), 'Mou' fecha-a com o seu quarto 'caneco' europeu, a Liga Europa, o único troféu que faltava no museu dos 'red devils', após um triunfo por 2-0 sobre o Ajax, em Estocolmo.

Pelo meio, o técnico, de 54 anos, que assumiu pela primeira vez o comando de uma equipa em 2000/01, ao serviço do Benfica, ainda arrecadou a Taça da Liga inglesa, ao bater na final o Southampton por 3-2.

Feitas as contas, Mourinho completa a primeira época no Manchester United com três troféus, igualando o seu recorde, conseguido duas vezes no FC Porto (2002/03 e 2003/04) e uma no Inter de Milão, numa 'mítica' época 2009/10 em que conquistou a 'Champions' e a 'dobradinha' em Itália.

Tendo em conta que a vitória na Liga Europa vale um lugar na Liga dos Campeões, bem podem ser desvalorizados os resultados nas duas principais provas inglesas, o sexto lugar na 'Premier League' e a queda nos quartos de final da Taça de Inglaterra, face ao novo campeão inglês Chelsea.

Com a vitória na segunda competição da UEFA, Mourinho passa a ter quatro troféus continentais, depois de duas edições da Liga dos Campeões (2003/04 e 2009/10) e de uma da antecessora da Liga Europa, a Taça UEFA (2002/03).

O treinador português sagrou-se campeão da Europa pelo FC Porto (3-0 ao Mónaco) e o Inter de Milão (2-0 ao Bayern Munique), depois de, pelos portistas, ter arrebatado o primeiro troféu face ao Celtic.

No currículo europeu de José Mourinho, falta apenas a Supertaça continental, que, mantendo-se no United, poderá conquistar na próxima época, perante Real Madrid ou Juventus, depois de a ter perdido em 2003/04, pelo FC Porto, face ao AC Milan, e em 2013/14, pelo Chelsea, perante o Bayern Munique.

Em matéria de finais, e com o triunfo de hoje, 'Mou' reforçou também o seu balanço positivo, com 17 triunfos para apenas oito desaires, em 25 finais.

No que respeita a troféus, e além dos quatro europeus, destaque para os oito campeonatos, dois em Portugal, três em Inglaterra, dois em Itália e um em Espanha, quando em 2011/12 bateu o FC Barcelona, de Pep Guardiola e Lionel Messi.

Nos quatro países, 'Mou' também ganhou em todos a Taça (uma em cada) e a Supertaça (duas em Inglaterra e um nos outros três), aos quais soma quatro edições da Taça da Liga inglesa, a prova que mais vezes conquistou.

+ notícias: Desporto

Direção do FC Porto emite comunicado sobre multa da UEFA

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.

FC Porto: Salto para a eternidade

O FC Porto venceu a Liga Europa em Dublin há 13 anos.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.