Festival PhotoEspaña celebra 20 anos com cem exposições em Madrid e mostra de Nozolino

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 mai (Lusa) - O Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais PhotoEspaña abre a 31 de maio, em Madrid, para celebrar duas décadas de existência, com cem exposições que reúnem obras de 514 artistas, entre os quais o português Paulo Nozolino.

De acordo com o sítio 'online' do festival, que decorre até 27 de agosto, o evento estrutura-se na Secção Oficial, Festival Off e Descobertas, entre outros programas de exposições e debates, repartidos por mais de meia centena de espaços culturais da capital espanhola.

Nesta 20.ª edição, a organização convidou o espanhol Alberto García-Alix, Prémio Nacional de Fotografia de Espanha, a propor seis exposições de outros fotógrafos, e Paulo Nozolino foi um dos escolhidos.

De acordo com a Galeria Quadrado Azul, que representa o artista português, Paulo Nozolino vai inaugurar a 30 de maio a exposição "Loaded Shine", que reúne 20 fotografias balizadas pelo período temporal de 2008 a 2013.

As fotografias percorrem espaços urbanos tão distintos como Nova Iorque, Paris, Berlim e Lisboa, mas também a ruralidade de lugares no interior de França e de Portugal.

"Com uma sintaxe carregada de símbolos e ainda usando o filme de 35 mm, as fotografias do artista mantêm vincado o seu olhar consciente e atento sobre um mundo em decadência e abandonado à desolação, sem nunca deixarem de procurar a verdade e tudo o que há de mais puro no processo analógico", descreve a Galeria Quadrado Azul sobre este trabalho.

O artista, pelo seu lado, afirma, num texto sobre a sua obra: "Não consigo deixar de olhar para o que estamos a perder, honra e dignidade. A palavra não é suficientemente forte para o dizer. Só a imagem o consegue. As variantes de modernidade que nos oferecem não me interessam. Procuro a pureza de tudo o que resiste à violência do progresso".

No texto que vai apresentar a exposição do fotógrafo português, Alberto García-Alix considera que "há, na obra de Paulo Nozolino, um todo destruído que nos fala e que nos interroga. Como um fogo que queima lentamente. Nela a abstração ganha substância. A decomposição de uma paisagem oprimida. A ausência. O passado habita-a. A saudade do vazio. Talvez Nozolino tenha começado por olhar o céu...".

Há 40 anos que Paulo Nozolino - nascido em Lisboa, em 1955 - se dedica à fotografia, tendo estudado em Londres, onde descobriu uma forte necessidade de viajar pelo mundo para fotografar.

No certame internacional dedicado à fotografia, também participam artistas como Ai Weiwei, Antoine d'Agata, Broomberg & Chanarin, Karlheinz Weinberger, Pierre Molinier, Teresa Margolles, Carlos Germán Rojas, Casimiro Martinferre, Christian Lagata e Ciuco Gutiérrez.

O trabalho do fotógrafo italiano Gabriele Basilico (1944-2013) - que fez um roteiro fotográfico da "Arquitetura em Portugal" (edição Dafne) e apresentou uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, em 2006 - considerado um dos renovadores da fotografia de paisagem e arquitetura da década de 1980, também será alvo de uma mostra.

Criado em 1998 por iniciativa da Photogalería de La Fábrica, o festival conta com a parceria de museus, galerias e outras instituições que se oferecem para expor as obras dos fotógrafos e para acolher debates, concertos e seminários relacionados com a fotografia.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".