Emmanuel Macron transmite "consternação" a Theresa May

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 23 mai (Lusa) -- O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou "consternação" num contacto telefónico com a primeira-ministra, britânica Theresa May, na sequência do ataque que fez 22 mortos em Manchester, na segunda-feira à noite.

"Foi com choque e consternação que o presidente da República, Emmanuel Macron, recebeu a notícia do atentado mortal, ontem [segunda-feira] à noite, no Arena de Manchester", indica um comunicado do gabinete do chefe de Estado francês sobre o contacto com Theresa May.

"[O presidente] dirige ao povo britânico toda a ajuda da França", refere o mesmo comunicado.

"O presidente da República e o governo de Paris vão continuar, em conjunto com as forças britânicas, o combate contra o terrorismo", acrescenta a nota do Eliseu.

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe também condenou "o terrorismo" que visou "especificamente" jovens que se encontravam no concerto de Manchester.

A polícia britânica atualizou para 22 o número de mortes da explosão na Arena de Manchester e o comandante da polícia de Manchester, no Reino Unido, acrescentou que 59 feridos estão a ser tratados em oito hospitais da região.

Num balanço sobre a investigação feito hoje de manhã, Ian Hopkins adiantou que a polícia acredita que o responsável pela explosão foi um homem que transportava um engenho explosivo de fabrico artesanal.

A polícia acredita que o autor do ataque terá morrido na explosão, tratando-se possivelmente de um ataque suicida.

Este ataque ocorreu na segunda-feira à noite no pavilhão Arena de Manchester, onde decorria um concerto de Ariana Grande.

PSP (SO) // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.