Ciberataque: Uma dezena de empresas sul-coreanas afetadas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 16 mai (Lusa) -- A agência de cibersegurança da Coreia do Sul informou hoje que uma dezena de empresas do país foram afetadas pelo programa maligno "WannaCry", após o ciberataque lançado na sexta-feira a nível mundial.

A agência de internet e segurança da Coreia (KISA) considerou que os possíveis danos do ataque podem continuar a propagar-se a nível doméstico, "durante um prazo entre nove a 15 dias", pelo que alertou para a necessário continuar a reforçar as medidas de segurança, de acordo com um comunicado do gabinete de segurança sul-coreano.

Entre as empresas afetadas está a cadeia de cinemas multíplex CJ CGV, que sofreu problemas em pelo menos 50 instalações no país, e um sistema de horários da rede de transportes públicos da localidade de Asan, a cerca de 100 quilómetros de Seul, informou a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O gabinete de segurança nacional sul-coreano, a que responde a KISA, explicou ter enviado informação aos responsáveis pela segurança informática das grandes empresas e tomado medidas para fortalecer as 'firewalls' das instituições públicas.

O vírus 'WannaCry' limita ou impede aos utilizadores o acesso ao computador ou a ficheiros, exigindo ao proprietário um pagamento em troca de um código para resolver o problema.

O ataque afetou mais de 200.000 computadores em 150 países e foi de "um nível sem precedentes", admitiu, no sábado,o Serviço Europeu de Polícia (Europol).

A China informou já existir uma mutação no vírus que restringe ainda mais o acesso aos equipamentos infetados.

O ciberataque atingiu hospitais no Reino Unido, grandes empresas em França e Espanha, a rede ferroviária na Alemanha, organismos públicos na Rússia e universidades na China, entre outros serviços e instituições.

Em Portugal, a empresa de energia EDP cortou os acessos à Internet da rede para prevenir eventuais ataques informáticos e garantiu que não foi registado qualquer problema. A Portugal Telecom alertou os clientes para o vírus perigoso ('malware') a circular na Internet, e pediu aos utilizadores que tenham cautela na navegação na rede e na abertura de anexos no 'email'.

ISG (PAL) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.