REFER admite erro em email que serviu para anúncio de investimento já feito

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 03 dez (Lusa) -- A REFER admitiu hoje ter havido um erro no email que Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, revelou como estando na base do anúncio do investimento de 35 milhões de euros na linha do Minho.

O presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN) entregou hoje um email a vários jornalistas que lhe havia sido enviado pelo presidente da REFER, Rui Lopes, onde, segundo Emídio Gomes, era possível perceber que existiam 35 milhões de euros destinados a uma primeira fase de investimento na Linha do Minho.

Este esclarecimento surgiu depois de, na segunda-feira, Emídio Gomes ter anunciado no fim de uma reunião com o presidente da Xunta da Galiza, Núñes Feijóo, que tinham sido desbloqueados 35 milhões ainda dentro do atual quadro comunitário de apoio para investir na ligação Porto-Vigo, "ainda no primeiro semestre de 2014".

As declarações de Emídio Gomes viriam a ser contrariadas pelo gabinete de comunicação da REFER, que, numa declaração à Agência Lusa, esclareceu que os 35 milhões de euros do Programa Operacional de Valorização Territorial se destinavam a obras que "já foram concretizadas".

No email, entregue pelo presidente da CCDRN, em que é referida uma reunião com o presidente da REFER é possível ler num anexo que "a primeira fase do investimento, a ser cofinanciada no quadro comunitário 2007/2013, atingiu um valor global de 35 milhões de euros".

Num quadro nesse mesmo anexo está referenciada uma "primeira fase" para o troço Nine/Viana para trabalhos de eletrificação a que corresponde como ano de conclusão o "1º semestre de 2016" e um valor de 35 ME. A uma segunda fase que corresponde o valor de 65 ME.

É especialmente neste quadro e numa reunião com o presidente da REFER que Emídio Gomes se baseia para sustentar o seu anúncio na Galiza de 35 milhões de euros ainda neste quadro de apoio e de 65 milhões de euros no próximo quadro comunitário de apoio.

Os serviços de comunicação da REFER confrontados com o email verificaram que ele continha um erro nesse quadro onde, como valor só deveriam apresentar 65 ME divididos por duas fases e onde não deveriam constar os 35 ME.

Segundo os serviços de comunicação da REFER, "houve um erro de interpretação que conduziu a equívocos" e nunca houve intenção de criar confusão "entre órgãos institucionais próximos".

DP/(LIL) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Bilhar): Pool feminino vence o título nacional

A equipa de pool do FC Porto foi a grande vencedora do Campeonato Nacional feminino depois de ter terminado a pole de atribuição do título no primeiro posto, suplantando o SC Braga, que se classificou em segundo lugar, e o Pool Master, que fechou o pódio.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.