Dois túneis de acesso ao Santuário de Fátima encerrados por razões de segurança
Porto Canal com Lusa
Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- Os dois túneis de acesso ao recinto do Santuário de Fátima estão encerrados desde as 17:15 de hoje por razões de segurança, medida que está a causar indignação dos peregrinos, que foram surpreendidos.
Os militares da GNR junto aos acessos dos túneis da ala norte e sul colocaram barreiras e estão a informar os peregrinos de que não podem entrar no recinto do santuário por estes dois locais, devendo dirigir-se a outras entradas, constatou a agência Lusa.
"Por razões de segurança não podem entrar por aqui", informou um militar da GNR a uma peregrina que estava no acesso ao túnel da ala norte.
"Estamos aqui desde as 04:00 e agora não nos deixam entrar. Só fomos à casa de banho e lanchar", disse à Lusa Maria Helena, que vem de Chaves.
Também junto ao túnel da ala sul, um grupo de mulheres estava incomodada com a situação, pois só tinham ido à casa de banho e tinham as malas no recinto e agora não as deixavam entrar.
A este grupo juntaram outros peregrinos que julgavam poder entrar por estes acessos e que se viram impedidos de chegar ao recinto, onde a qualquer momento chegará o papa Francisco.
Noutro ponto do santuário, perto da Capelinha das Aparições, os escuteiros que controlam a entrada e saída norte fecharam também as escadas de acesso ao recinto, depois de uma multidão ter tentado entrar no espaço, que está cheio de peregrinos, assim que o papa Francisco aterrou em Fátima (às 17:45).
O papa Francisco chegou hoje a Portugal para uma visita de menos de 24 horas, que inclui a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.
CMP/SMM // MP
Lusa/fim