Dois túneis de acesso ao Santuário de Fátima encerrados por razões de segurança

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 12 mai (Lusa) -- Os dois túneis de acesso ao recinto do Santuário de Fátima estão encerrados desde as 17:15 de hoje por razões de segurança, medida que está a causar indignação dos peregrinos, que foram surpreendidos.

Os militares da GNR junto aos acessos dos túneis da ala norte e sul colocaram barreiras e estão a informar os peregrinos de que não podem entrar no recinto do santuário por estes dois locais, devendo dirigir-se a outras entradas, constatou a agência Lusa.

"Por razões de segurança não podem entrar por aqui", informou um militar da GNR a uma peregrina que estava no acesso ao túnel da ala norte.

"Estamos aqui desde as 04:00 e agora não nos deixam entrar. Só fomos à casa de banho e lanchar", disse à Lusa Maria Helena, que vem de Chaves.

Também junto ao túnel da ala sul, um grupo de mulheres estava incomodada com a situação, pois só tinham ido à casa de banho e tinham as malas no recinto e agora não as deixavam entrar.

A este grupo juntaram outros peregrinos que julgavam poder entrar por estes acessos e que se viram impedidos de chegar ao recinto, onde a qualquer momento chegará o papa Francisco.

Noutro ponto do santuário, perto da Capelinha das Aparições, os escuteiros que controlam a entrada e saída norte fecharam também as escadas de acesso ao recinto, depois de uma multidão ter tentado entrar no espaço, que está cheio de peregrinos, assim que o papa Francisco aterrou em Fátima (às 17:45).

O papa Francisco chegou hoje a Portugal para uma visita de menos de 24 horas, que inclui a canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

CMP/SMM // MP

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.