Sporting e FC Porto anunciam reatamento das relações institucionais

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Sporting e FC Porto anunciaram hoje o reatamento das relações institucionais, com base na "urgência e necessidade de pacificação do futebol português", indicaram os clubes nos seus sítios oficiais na Internet.

Os dois clubes justificaram o reatamento de relações "em face (...) da obrigatoriedade de introduzir maior transparência e verdade desportiva e de defender aquilo que são os valores que devem nortear o desporto nacional".

Por aquelas razões, entendem "os dois clubes estarem reunidas as condições para que seja desencadeado de imediato o processo de reatamento das relações institucionais entre o Sporting CP e o FC Porto".

Os clubes confirmaram a realização de uma reunião entre os diretores de comunicação, na qual constataram uma "convergência de posições" relativamente a temas "fundamentais para o futuro e pacificação do futebol português".

O vídeo-árbitro e regras da sua implementação, a publicação dos relatórios dos árbitros e delegados, alterações ao regulamento disciplinar, o regresso dos processos sumaríssimos, a observância da lei em relação às claques e à violência no desporto foram alguns temas abordados.

Os dois clubes pretendem também a substituição imediata do coordenador dos delegados da Liga, que os recursos para o Tribunal Arbitral do Desporto e o Conselho de Justiça tenham efeito suspensivo das decisões do Conselho de Disciplina e o reconhecimento dos títulos do Campeonato de Portugal como de campeões nacionais.

"Concluída esta reunião, verificámos que há caminho que pode e deve ser feito em conjunto, considerando que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa", indica o comunicado, assinado pelos diretores de comunicação de Sporting e FC Porto.

Em junho de 2013, o Sporting suspendeu "todas as relações institucionais" com o FC Porto, na sequência de um desentendimento entre o presidente 'leonino', Bruno de Carvalho, e o vice-presidente dos 'dragões' Adelino Caldeira, na final da Taça de Portugal de andebol.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.