Aguiar-Branco diz não ver "problema algum" em inquérito sobre Estaleiros Navais

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 2 dez (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje que não ver "problema algum" em que seja aberto um inquérito parlamentar sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sublinhando a "transparência" do processo de subconcessão.

"Não há problema algum em qualquer comissão de inquérito", afirmou Aguiar-Branco, destacando a "transparência" do processo de subconcessão, através de concurso presidido por "um magistrado do Ministério Público totalmente isento e equidistante do Governo".

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou domingo que o grupo parlamentar irá propor a criação de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades políticas e administrativas pela situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Questionado pelos jornalistas à margem da cerimónia de entrega do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2012, no Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, Aguiar-Branco adiantou que o Governo entregará ao Tribunal de Contas "toda a documentação referente ao processo tal como consta do caderno de encargos".

"Não há um problema a este respeito", afirmou, defendendo que o "problema principal" era "salvar a construção e reparação naval" em Viana do Castelo.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).