Quartel dos bombeiros em Ponte de Lima reabre totalmente requalificado

| Norte
Porto Canal com Lusa

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 24 abr (Lusa) - O quartel dos bombeiros de Freixo, em Ponte de Lima, reabre na terça-feira, após obras de requalificação superiores a 300 mil euros para permitir "mais eficácia e melhores condições de trabalho", informou hoje a câmara.

Em causa está o edifício da secção de Freixo dos bombeiros voluntários de Ponte de Lima - que tem 35 efetivos, a maioria voluntários - composto por um único piso.

A intervenção, agora concluída, visa "valorizar e dignificar os funcionários dos bombeiros, através de melhores condições de trabalho, modernização e melhoria de qualidade dos serviços de proteção e socorro que a associação humanitária presta à população, bem como complementar o edifício num espaço mais funcional e organizado".

A inauguração daquela empreitada, orçada em mais de 318 mil euros, está marcada para terça-feira, às 11:00, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

A Câmara de Ponte de Lima apoiou a ampliação e beneficiação do quartel dos bombeiros de Freixo, disponibilizando o terreno e adiantando o financiamento para a obra, cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A obra, da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, contou também com o apoio da União de Freguesias de Ardegão, Freixo e Mato.

A candidatura foi apresentada, em setembro de 2015 e as obras começaram na primavera de 2016.

Na altura, a autarquia liderada por Victor Mendes (CDS) destacou a importância da intervenção por se tratar de "um equipamento fundamental no âmbito dos serviços de proteção civil existentes em Ponte de Lima, tendo em conta a distância daquela freguesia à sede do concelho, permitindo assim uma maior cobertura do território e uma resposta mais rápida em situações de emergência".

A obra contemplou a ampliação do espaço operacional, através da construção de uma estrutura adjacente ao atual edifício, em terreno cedido, em direito de superfície, pela câmara municipal.

A secção de bombeiros daquele quartel serve uma população de 50.681 mil habitantes, dando apoio aos concelhos vizinhos de Barcelos (freguesias Alheira, Panque, Cossourado, Balugães), Viana do Castelo (Carvoeiro), Vila Verde (freguesias Rio Mau, Goães, Portela das Cabras, Arcozelo, Escariz São Martinho, e Escariz São Mamede).

ABYC // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.