Macron pede união dos patriotas contra ameaça dos nacionalistas
Porto Canal com Lusa
Paris, 23 abr (Lusa) - O candidato independente às presidenciais francesas Emmanuel Macron apelou hoje à união dos "patriotas contra a ameaça dos nacionalistas" na segunda volta das eleições, às quais prometeu levar "otimismo e esperança" na França e na Europa.
Num discurso de vitória na primeira volta das presidenciais, que, segundo as projeções, Macron disputará com a candidata da extrema direita Marine Le Pen, o candidato independente prometeu que irá trabalhar, até à segunda volta, para reunir "o mais possível" os franceses em torno da sua campanha.
De acordo com as primeiras projeções eleitorais, Emmanuel Macron (centro) e Marine Le Pen (extrema-direita) serão os dois candidatos a disputar a segunda volta das eleições francesas, a 07 de maio.
Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, surgem Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.
O socialista Benoît Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.
Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados hoje às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante 11 candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle.
FPA // JPF
Lusa/Fim