Ministro diz que não há novos casos e apela para vacinação de profissionais de saúde

Ministro diz que não há novos casos e apela para vacinação de profissionais de saúde
| País
Porto Canal com Lusa

O ministro da Saúde indicou hoje que não há novos casos de sarampo confirmados e apelou aos profissionais de saúde para se vacinarem contra a doença caso não estejam ainda imunizados.

Portugal tem até ao momento 21 casos de sarampo confirmados, um dos casos levou à morte, na quarta-feira, de uma jovem de 17 anos.

"Queremos reforçar aos portugueses a tranquilidade que procurámos transmitir logo no primeiro dia. Passados oito dias, acabámos por ser informados pelo Instituto Ricardo Jorge de que não há mais nenhum caso positivo e esta é uma boa notícia. Não quer dizer que não possam ocorrer mais alguns, mas é uma boa notícia", afirmou Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas.

O ministro falava no final da cerimónia que assinalou a colocação de equipamentos de rádio do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) no Hospital de Santa Maria.

Sobre o facto de alguns profissionais de saúde terem contraído sarampo e alguns não estarem vacinados, Campos Fernandes disse que a "recomendação forte" do Ministério é de que façam a vacina.

"As administrações regionais de saúde estão a mobilizar-se para que as crianças que não tenham a vacina e profissionais que estejam sub-imunizados ou não tenham feito a vacina poderem fazê-la", indicou, adiantando que a Autoridade Nacional do Medicamento adquiriu um 'stock' adicional de 200 mil vacinas.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que geralmente é benigna, mas pode ter consequências mais graves e até levar à morte.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença, sendo que está imunizado também quem já teve a doença.

As vacinas são gratuitas e fazem parte do Programa Nacional de Vacinação.

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.