O que deve saber sobre o sarampo

O que deve saber sobre o sarampo
| País
Porto Canal (AYR)

Com os 21 casos de sarampo confirmados em Portugal, o Porto Canal esclarece aqui algumas questões sobre a doença e o que a envolve.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, e que se propaga por via aérea através de tosse, espirros ou em objetos tocados pela pessoa que contêm o vírus.

Uma pessoa que esteja infetada com sarampo é contagiosa até quatro dias depois de aparecer as primeiras erupções cutâneas na pele.

Nos primeiros dois dias de infeção, o vírus manifesta-se com o aparecimento de pequenos pontos brancos na boca.

O sarampo, hoje em dia, tem uma evolução benigna mas pode desencadear complicações futuras como otite média, pneumonia, convulsões febris e encefalites. Em adultos a doença é mais grave e pode até levar à morte.

Para se prevenir do vírus a forma mais eficaz é através da vacina contra o sarampo, o que entre 2000 e 2015 reduziu a mortalidade de pessoas infetadas com o vírus em quase 80%.

Se já tem as duas doses da vacina ou se já teve a doença em criança considere-se protegido sendo que em Portugal a taxa de imunização contra o sarampo ronda os 95%.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.