Bomba lançada pelos EUA no Afeganistão matou 94 combatentes do ISIS

Bomba lançada pelos EUA no Afeganistão matou 94 combatentes do ISIS
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O número de combatentes ou apoiantes do autoproclamado Estado Islâmico que morreram na sequência do lançamento pelos EUA da bomba GBU-43 no leste do Afeganistão aumentou para 94, segundo um oficial afegão citado este sábado pela Associated Press.

Segundo Ataullah Khogyani, porta-voz do governador da província de Nangarhard, foram mortos no ataque quatro líderes do grupo radical.

"Felizmente, não há informações de civis mortos no ataque", acrescentou.

Na passada quinta-feira, os Estados Unidos da América lançaram a bomba GBU-43 (Massive Ordnance Air Blast - MOAB) no Afeganistão.

A bomba pesa 9,5 toneladas, das quais 8,4 são explosivos, e tem um raio de ação com um diâmetro de 1,4 quilómetros, tendo os Estados Unidos dado-lhe o nome de "a mãe de todas as bombas"

O bombardeamento foi executado na quinta-feira às 19:32 locais (16:02 de Lisboa) em Nangarhar, no leste do país.

O antigo presidente do Afeganistão Hamid Karzai criticou no sábado tanto os governos do Afeganistão e dos Estados Unidos da América, considerando o lançamento uma "traição nacional" e um insulto ao Afeganistão.

O gabinete do atual presidente Ashraf Ghani disse na sexta-feira que há uma "estreita coordenação" entre o exército dos Estados Unidos e o governo afegão na operação, e que tiveram o cuidado de evitar quaisquer vítimas civis.

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.