Moody's mantém 'rating' da REN em investimento de qualidade

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) -- A agência de notação financeira Moody's manteve hoje o 'rating' de crédito da REN e da sua subsidiária REN Finance B.V. em 'Baa3', depois do acordo com a EDP para a compra da empresa EDP Gás por 532,4 milhões de euros.

A Moody's "mantém o 'rating' (notação financeira) da REN em 'Baa3'[último nível da categoria de investimento de qualidade], assim como da sua subsidiária financeira REN Finance B.V", refere a nota da Moody's.

A agência de notação financeira mantém ainda o 'outlook' (perspetiva) estável.

No dia 07 de abril, a empresa liderada por Rodrigo Costa fechou acordo com a EDP para a compra da empresa de distribuição de gás natural por 532,4 milhões de euros.

A REN anunciou a compra de 100% do capital da EDP Gás ao grupo EDP pelo valor de 532,4 milhões de euros, que representa "uma importante aposta para a REN, mantendo o forte compromisso com a sua operação em Portugal, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de negócio".

A EDP Gás detém a segunda maior rede de distribuição de gás natural em Portugal, na região litoral norte de Portugal, abastecendo 29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo, com uma rede de 4.460 quilómetros.

Para financiar este investimento, o Conselho de Administração da REN decidiu recorrer a linhas de crédito e a um aumento do capital social da REN por novas entradas em dinheiro, que terá um encaixe previsto de até 250 milhões de euros.

A Moody's também manteve o 'rating' de crédito da EDP em 'Baa3', prevendo que a venda da EDP Gás tenha um impacto financeiro "neutro" na empresa.

JMG (JNM/PD)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.