Democracia europeia em crise por "participação excessiva da população" - Deputado de Macau

| Política
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 11 abr (Lusa) -- Um deputado de Macau defendeu hoje, na Assembleia Legislativa, que a democracia europeia "está a sofrer grandes frustrações" devido à "participação excessiva e cega por parte da população".

Fong Chi Keong, nomeado pelo chefe do Executivo, considerou que tal acontece porque "nem todos dominam as matérias complicadas a nível político, económico ou de desenvolvimento, ou têm condições para se pronunciar".

Para o empresário -- que faz parte de um hemiciclo onde apenas 14 dos 33 deputados são eleitos pela população --, se o Governo "seguir totalmente a opinião pública e fizer tudo para a satisfazer, sem apresentar as próprias políticas, nem conduzir os cidadãos e a sociedade para a direção correta, isto não é mais do que fugir às responsabilidades".

Durante o período de intervenções, antes da ordem do dia, Fong citou ainda "alguns comentadores políticos do Ocidente", afirmando que "é certo que a democracia excessiva coloca a democracia numa posição fatal".

O deputado pediu uma "reflexão profunda por parte do Governo" de Macau.

O líder do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau é eleito por um comité de 400 membros.

ISG // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.