Autor do atentado de Estocolmo é usbeque e simpatizante do Estado Islâmico

Autor do atentado de Estocolmo é usbeque e simpatizante do Estado Islâmico
twitter
| Mundo
Porto Canal com Lusa

O homem detido hoje como suspeito de estar relacionado com o camião que atropelou uma multidão no centro de Estocolmo é um usbeque que mostrou simpatias pelo grupo radical Estado Islâmico, avançou o diário sueco Aftonbladet.

Segundo esta publicação sueca, que cita fontes não identificadas, o homem, de 39 anos, declarou-se culpado e os seus traços coincidem com os do homem cuja imagem tinha sido difundida horas antes pela polícia sueca. Tinha também restos de cristais na sua roupa e um passa montanhas.

O usbeque, que reside noutro bairro da capital sueca, tinha colocado na sua página na rede social Facebook vídeos propagandísticos daquele grupo e carregado no "gosto" em reação a uma foto de pessoas ensanguentadas tirada depois do atentado na maratona de Boston, em 2013.

Um conhecido do detido garantiu ao Aftonbladet que não acreditava que ele pudesse ser o autor do ataque, contrapondo que era um trabalhador da construção civil, com quatro filhos, que nunca falava de política nem de religião, mas sim de conseguir mais trabalho e enviar dinheiro para a família.

Um camião atropelou hoje várias pessoas às 15:00 locais (14:00 de Lisboa), na principal via pedonal da capital sueca, provocando a morte a quatro e ferimentos a outras 15, antes de embater na fachada de uma grande superfície comercial no centro de Estocolmo.

As autoridades trabalham com a hipótese de se tratar de um atentado terrorista.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.