Corpos de seis vítimas da explosão de Lamego levados hoje para a Medicina Legal

Corpos de seis vítimas da explosão de Lamego levados hoje para a Medicina Legal
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os corpos de seis vítimas da explosão ocorrida na terça-feira em Avões, no concelho de Lamego, vão ser levados ainda hoje para o Instituto de Medicina Legal do Porto, disse o comandante distrital de operações de socorro de Viseu.

Segundo Miguel Ângelo David, ao final do dia o ponto de situação confirma seis vítimas mortais e dois desaparecidos.

As buscas para encontrar os dois desaparecidos foram suspensas às 20:00 de hoje, devido à falta de luminosidade, e serão retomadas às 07:30 de quinta-feira, "com todos os agentes que estão envolvidos nesta operação", referiu.

Ainda durante o dia de hoje, "os restos mortais irão ser removidos e transportados para o Instituto de Medicina Legal no Porto".

Questionado sobre a identificação das vítimas, Miguel David disse aos jornalistas não poder dar "esse detalhe, uma vez que é ciência forense e isso compete ao Instituto de Medicina Legal".

O responsável considerou prematuro fazer uma previsão de quando acabarão as operações, referindo que têm estado a ser feitas "deflagrações controladas" de explosivos para garantir as condições de segurança.

"São operações minuciosas e para as quais temos de ter absoluto controlo sobre elas. A segurança dos operacionais primeiro", frisou.

Segundo Miguel David, "há engenhos que vão sendo detetados e sinalizados" e, apesar de ser "uma corrida contra o tempo" para encontrar os dois desaparecidos, há que privilegiar "os aspetos da segurança de todos os operacionais que estão envolvidos".

As operações retomam na quinta-feira com 60 efetivos de equipas do Instituto de Medicina Legal de Coimbra e do Porto, da Polícia Judiciária, bombeiros, INEM, GNR (com várias valências), Autoridade Nacional de Proteção Civil e serviços municipais de proteção civil.

O próximo ponto de situação será feito aos jornalistas às 11:00 de quinta-feira.

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.