António Costa afirma que quadro legislativo sobre pirotecnia "é bastante claro"

| Política
Porto Canal com Lusa

Luxemburgo, 05 abr (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, no Luxemburgo, que existe em Portugal "um quadro legislativo que é bastante claro em matéria das fábricas de pirotecnia", e lembrou que nem todos os problemas se resolvem com alterações à lei.

Em declarações aos jornalistas durante uma visita oficial ao Luxemburgo, António Costa começou por lamentar o acidente "dramático" de terça-feira em Lamego e apresentar condolências às famílias das vítimas mortais.

Questionado sobre as declarações do Presidente da República, que disse ser necessário lidar de forma mais eficiente com a atividade pirotécnica, o primeiro-ministro considerou que a lei já é clara e tem que ser cumprida, sublinhando que é necessário aguardar pelo resultado do inquérito para determinar o que falhou.

"Nós temos um quadro legislativo que é bastante claro em matéria das fábricas de pirotecnia, é uma atividade de risco. O que aconteceu é naturalmente lamentável, vamos ver os resultados do inquérito. Não me vou antecipar aos resultados do inquérito para saber onde esteve a causa do acidente, aguardemos para saber onde esteve a falha", declarou.

António Costa sublinhou todavia que não se pode "ter a convicção de que todos os problemas se resolvem em função das alterações da lei".

"Nós todos conhecemos o código da estrada e não é por isso que deixa de haver acidentes. Depois da lei é preciso ter em conta também como é que as pessoas agem na execução das atividades", reforçou, insistindo que é necessário aguardar pelos resultados do inquérito em curso e que não vale a pena "especular" sobre as causas das explosões.

De manhã, o Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, disse ser necessário lidar de forma mais eficiente com a atividade pirotécnica, na sequência das explosões que ocorreram em Lamego.

Em declarações aos jornalistas em Avões, Lamego, o chefe de Estado afirmou, no entanto, não ser este o momento para esse tipo de balanços, até para respeitar o luto dos familiares das seis vítimas mortais já confirmadas.

Seis pessoas morreram e duas estão ainda desaparecidas na sequência de explosões numa fábrica de pirotecnia.

António Costa, que se encontra no Luxemburgo desde terça-feira, e que prestava declarações à saída do Centro Cultural Português na Cidade do Luxemburgo, apontou que na noite anterior já falou ao telefone com o presidente da Câmara de Lamego e que tem mantido contacto com secretário de Estado da Administração Interna e todos os serviços do Estado que estão a apoiar, e que "responderam prontamente" ao trágico acidente.

ACC // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.