António Branco é o novo reitor da Universidade do Algarve

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 27 nov (Lusa) -- O diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UAlg), António Branco, de 52 anos, é o novo reitor da academia, disse hoje à Lusa fonte do gabinete de imprensa da universidade.

Natural de Angola e doutorado em Literatura Portuguesa Medieval pela UAlg em 1999, o novo reitor foi hoje eleito com "maioria absoluta", arrecadando 18 votos dos membros do conselho geral.

O candidato Efigénio Rebelo, presidente do conselho diretivo da Faculdade de Economia, obteve 12 votos e o candidato Adelino Canário, diretor do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) recebeu dois votos, adiantou à Lusa André Botelheiro, do gabinete de comunicação.

Na votação houve ainda um voto em branco.

O atual conselho geral da UAlg tem 35 membros e é presidido por Luís Magalhães, antigo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Agência para a Sociedade do Conhecimento. Nestas eleições, faltaram dois membros.

António Branco é o reitor que sucede a João Guerreiro, vencedor nas eleições de 2009, com 21 votos dos membros do conselho geral.

João Guerreiro concorreu então contra Rodrigo Magalhães (quatro votos), diretor da Kuwait-Maastrischt Business School, e de Helena Pereira (sete votos), vice-reitora da Universidade Técnica de Lisboa.

A UAlg, academia pública criada em 1979 e atualmente com perto de nove mil alunos e 807 professores, teve até hoje seis reitores: Manuel Gomes Guerreiro (1982-1986), Carlos Braga (1986-1990), Jacinto Marques (1990-1993), Eugénio da Veiga (1993-1997), Adriano Pimpão (1998-2006) e João Guerreiro (2006-2013).

CCM // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

José Castelo Branco sai em liberdade mas não pode ver nem contactar Betty Grafstein

Depois de ter sido detido, esta terça-feira, por suspeitas de violência doméstia contra Betty Grafstein, José Castelo Branco sai em liberdade.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".