Afonso Dias libertado da cadeia de Guimarães

| Norte
Porto Canal com Lusa

O homem condenado a três anos de prisão pelo rapto de Rui Pedro foi hoje libertado no Estabelecimento Prisional de Guimarães, passando ao regime de liberdade condicional, indicou à Lusa o seu advogado.

Actualizado 29-03-2017 17:01

Segundo o advogado Paulo Gomes, a ordem de libertação de Afonso Dias foi hoje dada pelo Tribunal de Execução de Penas do Porto, apesar de o entendimento do Ministério Público ter sido em sentido contrário.

Paulo Gomes reafirmou que esperava aquela decisão do tribunal, porque Afonso Dias cumpria todas as exigências para ser libertado, depois de ter cumprido dois terços da pena no dia 17 de março.

O jurista mostrou-se satisfeito por ser agora possível a Afonso Dias retomar a sua vida normal.

"Agora vai juntar-se à família", afirmou.

O advogado acrescentou à Lusa que tinha falado por telefone com o arguido na terça-feira à noite e que Afonso estava muito ansioso.

Afonso Dias cumpria pena no Estabelecimento Prisional de Guimarães, onde se apresentou na manhã do dia 18 de março de 2005.

A pena a que foi condenado reporta ao rapto de Rui Pedro, a criança de 11 anos que desapareceu em Lousada a 04 de março de 1998.

O arguido, camionista de profissão, fora absolvido em primeira instância pelo Tribunal de Lousada, mas depois condenado pela Relação do Porto e pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa ainda recorreu para o Tribunal Constitucional (TC), que recusou o recurso.

+ notícias: Norte

Há 70 anos que rabanada poveira faz parte da mesa de natal no Norte

Com mais de sete décadas de história, a rabanada poveira é considerada um dos doces de referência na Póvoa de Varzim. A receita é elaborada com ingredientes acessíveis da comunidade piscatória e é uma das opções para a mesa de Natal dos habitantes desta região Norte.

Vamos ao circo? Palhaços e acrobatas são tradição de Natal em Gondomar

O Super Circo está de regresso a Gondomar, desta vez com a edição de Natal, onde vai ficar até 5 de janeiro. Este ano, o espetáculo mergulha numa história onde um inventor cria uma máquina que pretende transformar o mundo num lugar melhor. O Porto Canal foi ver como a magia acontece antes da cortina abrir ao público.

Arouca lança concurso para novo Parque da Saúde por mais de seis milhões de euros

O município de Arouca lançou o concurso público para a empreitada do Parque da Saúde, que albergará a Unidade de Saúde Familiar de Arouca e a Unidade de Saúde Familiar Novo Norte, por mais de seis milhões de euros.