Empresa de Barcelos contrata professora primária para ensinar trabalhadores

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 26 nov (Lusa) - A empresa Celoplás, com sede em Grimancelos, Barcelos, vai contratar uma professora primária para ensinar aos trabalhadores a tabuada e a "escrever português", informou hoje o administrador.

Segundo João Cortez, a empresa irá assim "substituir-se" ao Estado, dando aos trabalhadores a formação que eles deveriam ter tido "há muitos anos".

"Como o Estado não forma, terá de ser a empresa a fazê-lo", afirmou.

A Celoplás, que se dedica ao fabrico de plásticos para a indústria, foi hoje distinguida como a melhor pequena e média empresa (PME) do Minho, num prémio atribuído pela Associação Comercial e Industrial de Barcelos e pela Casa de España em Lisboa.

Em 2013, terá uma faturação de 22,5 milhões de euros, contando com 137 trabalhadores, duas dezenas dos quais admitidos ao longo deste ano.

Vinte e cinco por cento dos trabalhadores têm formação superior.

"O problema é que, nos dias de hoje, 80 por cento dos jovens com o 12.º ano não sabem escrever nem sabem a tabuada, e é essa lacuna que queremos colmatar com a contratação de uma professora primária, para dar formação aos nossos trabalhadores", sublinhou João Cortez.

Na categoria de Grandes Empresas, o vencedor do Prémio Excelência atribuído por aquelas duas entidades foi a multinacional alemã Continental Mabor, implantada em Famalicão.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Extensão da Linha Amarela do Metro será inaugurada em menos de um mês

A extensão da Linha Amarela da Metro do Porto deverá abrir ao público em menos de um mês. A informação foi avançada esta quarta-feira pelo presidente da empresa Tiago Braga, numa visita à escavação do túnel da nova Linha Rosa que vai ligar o Jardim do Carregal à Praça da Liberdade.

Metro do Porto altera projeto da Linha Rubi para que elétrico continue a circular

A Metro do Porto vai mudar o método construtivo da ponte Ferreirinha, que servirá a Linha Rubi, para deixar passar o elétrico na Rua do Ouro, cuja suspensão tinha sido rejeitada pela Câmara, revelou esta quarta-feira o líder da transportadora.

Detido professor suspeito de dois mil crimes de abuso de crianças na Póvoa de Lanhoso 

Um professor do 1.º Ciclo na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, foi detido pela alegada prática de pelo menos dois mil crimes de abuso sexual de crianças, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).