Candidatos a reitor da Universidade do Algarve ouvidos hoje em audição pública

| País
Porto Canal / Agências

Faro, 26 nov (Lusa) -- Os três candidatos a reitor da Universidade do Algarve, os professores Adelino Canário, António Branco e Efigénio Rebelo, realizam hoje a audição pública para apresentarem os seus programas e na quarta-feira um deles é eleito reitor pelo Conselho Geral.

Adelino Canário, atual presidente da direção do Centro de Ciências do Mar, é o primeiro candidato a ser hoje ouvido em audição pública.

Da parte da tarde é ouvido António Branco, diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, e, por fim Efigénio Rebelo, presidente do conselho diretivo da Faculdade de Economia, será o último candidato a apresentar o seu programa.

Cada candidato a reitor à Universidade do Algarve (UAlg) tem 45 minutos para expor o seu programa, um período que depois é prolongado para responder às questões dos membros do Conselho Geral, entidade que vai votar e eleger o novo reitor da Universidade do Algarve.

É ao Conselho Geral que compete a nomeação do reitor, assim como definir a estratégia de desenvolvimento da instituição universitária e decidir sobre todos os aspetos relacionados com a gestão da universidade.

O atual Conselho Geral da UAlg é presidido por Luís Magalhães, antigo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Agência para a Sociedade do Conhecimento.

O próximo reitor, que vai suceder a João Guerreiro, atual reitor, será eleito para um mandato de quatro anos e ficará incumbido, entre outras competências, de aprovar a criação, suspensão e extinção de cursos, atribuir apoios aos estudantes no quadro da ação social escolar, aprovar a concessão de títulos ou distinções honoríficas ou instituir prémios escolares.

João Guerreiro venceu as anteriores eleições, em 2009, com 21 votos dos membros do Conselho Geral, tendo concorrido contra Rodrigo Magalhães (quatro votos), diretor da Kuwait-Maastrischt Business School, e de Helena Pereira (sete votos), vice-reitora da Universidade Técnica de Lisboa.

A UAlg, academia pública criada em 1979, com perto de nove mil alunos e 807 professores, teve até hoje seis reitores: Manuel Gomes Guerreiro (1982-1986), Carlos Braga (1986-1990), Jacinto Marques (1990- 1993), Eugénio da Veiga (1993-1997), Adriano Pimpão (1998-2006) e João Guerreiro (2006-2013).

CCM // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".