Resgatados três tripulantes de barco reféns há oito meses nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 27 mar (Lusa) -- Três marinheiros malaios, raptados há oito meses por militantes islâmicos no sul das Filipinas, foram resgatados no domingo, informou o exército filipino.

De acordo com fontes militares, Zulkipli Bin Ali, Mohammad Ridzuan Bin Ismail e Fandy Bin Bakran foram hospitalizados depois de terem sido resgatados, na província de Sulu.

Na semana passada, dois outros malaios, da mesma tripulação, que tinham sido raptados por elementos do grupo radical Abu Sayyaf, em julho, ao largo do estado de Sabah, perto do sul das Filipinas, foram resgatados depois de terem sido abandonados pelos captores, perseguidos por uma patrulha naval.

O grupo radical Abu Sayyaf financia-se sobretudo através de resgates, extorsão e outros atos de banditismo, tendo como alvo os barcos que navegam no sul das Filipinas, Malásia e Indonésia.

O grupo, designado como organização terrorista pelas Filipinas e Estados Unidos, tem mais de duas dezenas de reféns locais e estrangeiros em acampamentos na selva.

FV // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.