Primeiro Alfa renovado começa hoje a circular e restantes até 2019

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - O primeiro Alfa Pendular remodelado começa hoje a circular e até ao final do ano deverão estar concluídos "mais três ou quatro" de um total de dez comboios que serão objeto de um investimento de 18 milhões de euros.

"Este ano esperamos concluir mais três ou quatro [comboios] e depois será a um ritmo de três por ano", disse o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, na cerimónia de apresentação do primeiro Alfa Pendular remodelado, na estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

Em declarações aos jornalistas, o governante destacou que esta primeira intervenção, cujo prazo de conclusão derrapou alguns meses, "houve uma dimensão de aprendizagem" e que "agora vai andar mais depressa".

Já no início do ano, a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), do grupo CP, tinha justificado o atraso na remodelação do primeiro Alfa Pendular com a necessidade de implementar novos processos.

Pedro Marques falava na Estação de Santa Apolónia em Lisboa, minutos após a chegada à plataforma do primeiro comboio renovado com cerca de 60 trabalhadores da EMEF a bordo, o núcleo duro que participou nos trabalhos de renovação.

O primeiro Alfa Pendular renovado faz também hoje a sua primeira viagem comercial, partindo às 16:00 de Lisboa rumo a Braga.

A nova geração dos comboios Alfa Pendular consiste na remodelação total de 10 comboios da frota, num investimento de 18 milhões de euros.

JMG // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).