Grécia: Negociações sobre participação do FMI no resgate com algum progresso

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 23 mar (Lusa) - As negociações sobre uma participação financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) no resgate à Grécia registaram progressos, mas ainda há caminho a percorrer, afirmou hoje um porta-voz do FMI.

As conversações têm decorrido em Bruxelas entre representantes da Grécia, da zona euro e do FMI sobre as reformas essenciais, como a do sistema de pensões e do mercado de trabalho, indicou Gerry Rice, porta-voz da instituição.

"Foram registados progressos mas ainda há algum trabalho a fazer para superar as divergências", insistiu, sem apontar qualquer data para um eventual acordo.

Atenas precisa de receber mais uma 'tranche' do empréstimo concedido em 2015 apenas pelos parceiros da zona euro, uma vez que tem de fazer pagamentos de dívida da ordem dos sete mil milhões de euros em julho, sob risco de entrar em incumprimento.

Mas ainda há obstáculos nas negociações para que seja aprovada a disponibilização do dinheiro, que faz parte de um empréstimo total de 86 mil milhões de euros.

O FMI tem repetido que a dívida grega é insustentável e que deve ser reestruturada, mas os governos europeus, em particular a Alemanha, resistem à ideia e contestam a análise do FMI, que tem feito depender a sua participação financeira de um alívio da dívida e da adoção de mais reformas, nomeadamente a nível do sistema de pensões, do aumento de impostos e de mais privatizações.

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.